quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Toiradas



Animations - angry barbarian
Actualmente é bastante evidente a quantidade de opiniões favoráveis e desfavoráveis relativas à existência de toiradas e julgo que a principal polémica consta em torno da violência, do sofrimento e do sangue nestas envolvidas assim como na satisfação obtida dos presentes na plateia.
Quanto a mim, sou da mesma opinião dos que apesar de aceitar a toirada, a criticam nas suas formas sangrentas, isto é, manteriam todos os exercícios não sangrentos como as pegas de caras e substituiriam as mais sangrentas como os espetos e as mortes dos toiros, por outras menos cruéis.
Contudo os mais aficionados defendem que assim sendo “já não seria uma toirada”.
Por exemplo, quando dizem que a toirada é um negócio como outro qualquer pode acontecer que outros “negócios” piores reivindiquem o mesmo direito tais como o tráfego de órgãos, armas ou drogas. É certo que origina muitos empregos, movimenta dinheiro e proporciona a justificação para o treino e existência de toureiros e cavalos, no entanto, creio que se outros valores não tidos em conta, esta será uma prova existêncial da barbaridade e selvajaria na natureza Humana.
A satisfação obtida na observação de torturas, morte e sofrimento de qualquer ser vivo por divertimento ou entertenimento, é mórbida assim como um sentimento retrogado e primário na evolução humana.
O gosto pela crueldade e violência gratuitas deveria ser satisfeito apenas entre aqueles que as promovem, ou seja, os seus apologistas deveriam ser os únicos intervenientes deixando de parte todos os que são contra e os que nem se podem manifestar.
Por último, aos que tão orgulhosamente chamam de “matador” ao corajoso toureiro que matou um toiro, parece-me que em primeiro lugar, o embolimento dos chifres, depois, o apetrechamento do toureiro com lanças espadas, cavalos e finalmente o cansaço causado prévia e premeditadamente ao toiro revogam qualquer mérito de coragem.
A tradição a ser mantida tanto pode significar uma evolução como retrocesso. Pessoalmente penso que esta não passa de uma barabaridade semelhante a algumas cometidas por várias civilizações anteriores que tanto foram e são condenadas.Nas toiradas torço SEMPRE pelo toiro.

1 comentário:

fatimamoreira disse...

Estou completamente de acordo em relação ás touradas!
Força Jorge!