sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Telemovel



Não há duvida que o telemóvel é bem precioso, em variadíssimos aspectos, as mães podem saber dos filhos a qualquer momento, amigos podem combinar os locais de encontro sem sair do sitio em que estão, executivos podem exercer funções e dar instruções de qualquer parte do mundo, enfim, nunca mais parava de descrever as vantagens práticas do telemóvel.
A questão que eu coloco é se a dependência humana psicológica de que já somos vitimas e de certeza que vai passar ás gerações vindouras, será realmente saudável. As próximas gerações, provavelmente, “já nascem com o telemóvel ao lado”, começando este a pertencer ao conjunto de bens essenciais.
Por sua vez o consumismo, também se aproveita e ajuda a incutir esta dependência, promovendo-a, sempre com novas invenções, atributos, serviços, slogans como “Não fique para traz”, “encontre um objectivo”, que nos transmite o sentimento de perca, de “falta daquilo que nos querem vender”, sempre mais caro, sendo postos de parte todos aqueles mais simples e que já não interessa vender…
A minha opinião é a de que a grande utilidade de um telem., reside na possibilidade de se falar em tempo real com quem quer que seja, o que vendo bem as contas custaria apenas 5 Euros. Como apenas se promove o caro, o lucro, a maioria das pessoa acaba por comprar um telemóvel com dezenas de funções que não vão usar, ou então apenas usam porque “já que lá estão”. Isto denuncia um factor mais grave nesta dependência, o de sermos tão facilmente manipuláveis por todo este consumismo desmedido que explorando as nossas inúmeras carências, nos ilude com satisfações oferecidas mas muito bem pagas.
Tendo em conta que há telemóveis tão caros como alguns portáteis, preferia gastar esse dinheiro no portátil, visto que serve para muito mais no campo da comunicação, e tantas outras áreas.
Deste texto podemos concluir que na minha opinião, pondo de parte os ditos “hiperconectados“, entusiastas e fanáticos das novas tecnologias (que esses até consigo compreender que queiram ter todas as novidades), todos deveriam cingir-se ao que realmente precisam Falar = Telemóvel (simples sem nada mais que Micro e Ausc.).
Fim

2 comentários:

genymb disse...

olá contestaa tas fixe...
o teu blog ta original...
beijos janete
porte-te...

fáty disse...

Granda maluco... mas acho que sim és capaz de ter razão... jokinhas da Fáty